Chega de coronavírus, vamos falar de saúde. E vamos falar de saúde do homem.
Mais comum do que imaginamos a andropausa, ou Late-onset Hypogonadism (LOH), nada mais é que a queda dos níveis de testosterona nos homens idosos.
A diferença da andropausa para a menopausa, é que a primeira acontece de forma gradual, diferente da menopausa que é mais aguda.
Sabe-se que a partir dos 40 anos existe uma queda gradual dos níveis de testosterona total, por volta de 1% ao ano.
Os sintomas da queda de testosterona podem ser inespecíficos como cansaço, irritabilidade, depressão; ou então sintomas mais específicos como disfunção sexual, diminuição da libido e diminuição de ereção matinal.
Quando o homem apresenta essa queixa, devemos dosar a testosterona. Começamos dosando a testosterona total, em jejum pela manhã. E podemos repetir dosando a testosterona total e livre para confirmação.
O que é importante lembrar, é que não são todos os homens que devem dosar a testosterona. Só aqueles com queixa!!!
O tratamento com testosterona se mostrou muito benéfico naqueles pacientes com alterações na hipófise ou alterações nos testículos. Já naqueles com andropausa, o tratamento ainda é duvidoso e devemos analisar caso a caso.
O uso inadequado da testosterona se mostrou maléfico, com aumento de infarto, derrame, e trombose nas pernas e pulmões. Por isso deixo bem claro, que a prescrição de testosterona deve ser cautelosa! Não são todos que podem fazer o seu uso!
Então, vocês homens. Não se esqueçam de deixar sua rotina urológica em dia! Vocês não estão sozinhos!
Afinal,
NÃO EXISTE CORPO B