1 em cada 5 mortes no mundo é atribuída à má alimentação, muito mais do que o cigarro! Mas por que estou contando isso para vocês. Porque comida é vida!
Os custos de uma alimentação saudável ao longo da vida, são menores do que aqueles custos das complicações da má alimentação, por exemplo no tratamento o diabetes, obesidade, infarto. Então sim, alimentação saudável é uma questão de saúde pública, por incrível que pareça.
Ok, já sabemos que alimentação saudável é fundamental, então vamos então traçar estratégias para colocarmos isso em prática. E para isso temos a MEDICINA CULINÁRIA! Sim, isso é uma matéria nas faculdades de medicina ao redor do mundo. Partiu estratégias:
- Comprar comidas congeladas pré prontas. Assim para aquelas pessoas que não sabem cozinhar, ou não tem tempo, ou mesmo paciente que repete muito a comida, essa é uma ótima estratégia.
- Comprar apenas comidas saudáveis e já cozinhar tudo de vez, respeitando a sua prescrição. Isso facilita a sua jornada ao longo da semana, e não dá a preguiça de pedir uma comfort food. Afinal, as compras foram caras e também não podemos jogar comida fora não, e nem dar chance ao azar do erro.
Sempre falo para os meus pacientes com diabetes, que o tratamento numero 1,2,3 e 4 da lista de início do tratamento é a parte da alimentação e óbvio a prática de atividade física. Comer errado para esses pacientes é colocarmos lenha na fogueira. Mas isso não é so com os pacientes com diabetes, nos indivíduos “saudáveis” comer de forma imprudente coloca lenha em uma fogueira que não esta acesa, e basta uma faísca para gerarmos uma inflamação!
Então aprendem a cozinhar, se descubram na sua relação com a comida e com a cozinha! Eles são seus aliados e não seus inimigos.
Afinal,
NÃO EXISTE CORPO B
Fonte: Food is medicine: actions to integrate food and nutrition into healthcare.