Nada na medicina e sempre, nem nunca, afinal não é uma ciência exata.
Mas falando em dia das mães, uma pergunta frequente no consultório. “Dra., minha mãe tem hipotireoidismo, eu também tenho”.
A tireoidite de Hashimoto, corresponde a 95% dos casos de hipotireoidismo. A TH é uma doença auto imune, ou seja: nossas próprias células leem o sinal errado e acham que o nosso próprio corpo e “inimigo” e querem destruir. Mas então a tireoide sofre as consequências neste caso.
Mas afinal, o que leva a ter a doença auto imune? Pouco se sabe ao certo o que ativa esse gatilho de auto destruição, mas sabemos que algumas infecções, aumento do uso de disruptores endócrinos e também a própria genética são os grandes responsáveis.
Ou seja, a parte genética é apenas um dos fatores que influenciam na tireoidite de Hashimoto.
Então caso algum parente de primeiro grau (pais e irmãos) tenham ou a tireoidite de Hashimoto ou a doença de graves (hipertireoidismo) pode sim aumentar as chances de ter o gene que cause o hipotireoidismo.
Mas ter o gene não quer dizer que teremos a patologia, isso são coisas muito diferentes e é tema para um próximo post.
Então respondendo à pergunta inicial: se sua mãe tem hipotireoidismo, pode ser que você tenha o gene que leve ao HT, mas isso não quer dizer que você terá! Isso depende além da genética fatores ambientais que inclui diminuir exposição aos disruptores endócrinos.
Curiosidade: a minha mãe tem hipotireoidismo, meu irmão, mas eu não tenho! ☺️
Gostam de curiosidades assim?
NÃO EXISTE CORPO B!
Referências bibliográficas:
Chistiakov, D. Immunogenetics of Hashimoto Thyeoiditis. J autoimmune Dis 2005