Dica da Drª Delane:
Tireoide uma glândula tão pequena, mas tão poderosa na nossa vida, não? Ela funciona como um marca-passo no nosso ritmo metabólico. A deficiência dos seus hormônios causam fraqueza, queda de cabelos, unhas fracas, sonolência, e ganho de peso moderado. Já o seu excesso causa agitação, perda de peso, taquicardia, dentre outros mil sintomas.
Mas o que quero falar para vocês hoje é sobre o hipotireoidismo na gestação.
A dosagem de hormônios tireoidianos na gestação faz parte da rotina normal do pre-natal, entretanto seu manejo clínico não é tão simples quanto parece. Manter os níveis de TSH dentro da faixa esperada para cada trimestre é de extrema importância para o bom desenvolvimento do neném e o bem estar da mãe. Sabemos que a gestação já pode ser bem cansativa, imagina então se não temos o nosso exame dentro do esperado?
Para aquelas mulheres que tem hipotireoidismo e pretendem engravidar, avisem seus endocrinologistas, é importante deixarmos o TSH dentro da normalidade, afim de evitar abortos e também para termos uma concepção saudável. E assim que tivermos a notícia do teste positivo, é importante falarmos com o endocrinologista para a correção da dose de levotiroxina.
Vamos cuidar da nossa tireoide e da tireoide dos nossos bebes? Afinal,
NÃO EXISTE CORPO B