Dica da Drª Delane:
Um recente estudo publicado por Giancarlo Isaia e Enzo Medico, pela universidade de Turim, fez um estudo de associação entre os baixos indices de Vitamina D e o desfecho do COVID-19.
Entretanto esse assunto virou absolutamente midiático, e muitos profissionais da saúde estão abusando de fake news. Então esse é um alerta a vocês:
A vitamina D, não é somente uma “vitamina” como o nome diz, é um hormônio, que se em excesso pode trazer serias consequências ao nosso corpo, como por exemplo insuficiência renal aguda!!! Ao contrario do que muitos dizem, não existe, até o presente momento, nenhuma comprovação cientifica que a vitamina D esta associada a melhora da imunidade.
Como o estudo de Turim, foi um estudo de associação, é difícil entender se realmente as baixas doses de vitamina D esta associadas a um pior desfecho do COVID-19. Então dizermos que o uso de vitamina D pode prevenir o COVID-19, é um erro enorme, e isso é proscrito!
A vitamina D, deve ser usada com orientação do endocrinologista/reumatologista, visando níveis no sangue de 20-30mg/dl. A prescrição da vitamina D deve ser sempre via oral, nunca endovenosa!
Por favor, não caiam em fake news! Busque sempre informações com respaldo cientifico, e se tiverem duvidas questionem os medicos de confiança, afinal:
NÃO EXISTE CORPO B!