Dica da Drª Delane:
Entrar em uma loja de suplementos é como entrar em um buraco negro, você entra e quer comprar tudo, e lá se vai o seu suado 💸! =(
Como sempre eu falo aqui, temos que ter cuidado com o que nos prometem em relação à perda de peso, existe muita fake news. Mas vamos ao que interessa: eu pratico esporte, mas será que preciso fazer uso do whey protein?
Segundo a sociedade internacional de medicina esportiva e a sociedade brasileira de endocrinologia, indicamos a reposição de proteína para àqueles que fazem prática esportiva >5x na semana, com duração >1 hora de treino. Mas claro que a indicação deve ser individualizada, por exemplo nos pacientes pós cirurgia bariátrica, idosos e paciente com diabetes.
Mas será que se eu tomar whey protein e não malhar vou criar massa magra. A resposta é não, o whey sozinho não faz milagre, mas sim quando associado com exercício resistido (musculação, Cross-fit, pilates) mostrou aumento de massa magra e diminuição de gordura corporal! Atenção, isso não é milagre do whey, e sim RESULTADO DO SEU ESFORÇO PESSOAL JUNTO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Se você tomar whey protein, e não fazer atividade física, e manter a mesma alimentação o que vai acontecer é um aumento do seu aporte calórico no dia, e excesso de calorias sem gastar já sabemos o que vira né? GORDURA 🥓
E se eu for na loja de suplementos e o vendedor quiser me vender o BCAA junto com o Whey? Na grande maioria dos casos, a associação de whey e BCAA não é necessária. O whey contém BCAA, sendo a leucina mais comum, e principal aminoácido responsável pelos benefícios do whey protein no nosso organismo para aumento de massa magra, diminuição da resistência insulínica, e em alguns estudos (ainda precisando de maiores confirmações) regulação da saciedade.
Não caia em falácia, procure o médico/nutricionista para a melhor orientação, afinal:
NÃO EXISTE CORPO B